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5 dicas para melhorar a autogestão dos funcionários

autogestão

Com as mudanças dos últimos anos, muitas empresas precisaram se adaptar a um modelo de trabalho remoto ou híbrido, afetando diretamente a rotina dos seus colaboradores. Esses novos regimes de trabalho trouxeram à tona o termo autogestão.

Seguindo o modelo de gerenciamento de equipes, a autogestão traz inúmeros benefícios, principalmente o aumento da produtividade. Ela também faz parte da cultura organizacional, visto que a confiança é o elo fundamental para atingir os resultados esperados. 

Quer saber mais sobre o conceito de autogestão? Acompanhe os próximos tópicos!

O que é autogestão?

Em linhas gerais, autogestão significa planejar, executar e controlar atividades por conta própria. No dia a dia das empresas, ela é entendida como um conjunto de práticas que favorecem a distribuição de autoridade e responsabilidades. 

Esse é um modelo que preza por uma gestão mais horizontal. Sendo assim, o funcionário consegue tomar decisões ágeis e eficientes a partir de diretrizes pré-definidas. Além disso, o colaborador também passa a ter mais controle sobre a sua rotina, ganhando flexibilidade e otimizando a produção. 

Quais os benefícios de estimular a autogestão dos colaboradores?

Implementar esse modelo é proporcionar uma autonomia na gestão das tarefas, focando mais nos resultados e no bem-estar do colaborador. As principais vantagens do processo de autogestão são:  

Maior autonomia da equipe

Com uma equipe mais autônoma, você ganha em agilidade e eficiência. Cada colaborador está consciente de qual é o seu papel e o desempenha conforme as metas estipuladas. 

Aumento da produtividade 

A flexibilidade no trabalho faz com que os colaboradores se sintam mais à vontade para criar. Além disso, há mais incentivo para atingir as metas e resultados esperados pela empresa. 

Colaboradores mais engajados 

Para que essa modalidade de gestão de equipe funcione bem é preciso ter confiança. É ela que faz com que as equipes se sintam mais engajadas e se dediquem mais às metas.

Evolução da empresa

Com mais autonomia e liberdade, o colaborador passa a procurar meios para se desenvolver e aprimorar suas habilidades. Essa nova visão do trabalho faz com que a empresa conquiste novos horizontes. 

O que atrapalha a autogestão?

Assim como todos os modelos de gestão de equipe, a autogestão também tem alguns obstáculos. Começando pela sua implantação na empresa. 

Muitas organizações ainda seguem modelos de gestão hierarquizados, e mudar isso requer o comprometimento de todos os setores. Outro fator que pode atrapalhar sua eficiência é a falta de processos bem definidos. 

Em uma gestão descentralizada, ainda mais nos modelos de trabalho que são 100% remotos, as  diretrizes internas são essenciais. São elas que guiam a rotina do colaborador, dando a assistência necessária para que ele tenha a autonomia de executar seu trabalho conforme esperado. 

5 dicas para aplicar a autogestão na sua empresa

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa! Separamos 5 dicas para você implementar a autogestão na sua empresa. Confira: 

1.Flexibilize o horário de trabalho 

A autogestão tem a ver com desenvolver potencialidades, dessa forma saber respeitar os horários produtivos de cada um é importante. Você também pode estipular uma cultura de banco de horas, possibilitando ao funcionário estruturar sua jornada de trabalho da melhor maneira. 

2.Teste novas metodologias

Neste tópico, é essencial encontrar os processos e ferramentas que mais se encaixam com as necessidades e a cultura da sua empresa. As metodologias ágeis, como o Kanban e Scrum, são algumas das mais utilizadas. 

3.Promova treinamentos

Um sistema de gestão só é eficiente se todos estiverem na mesma página. Por isso, treine todos os colaboradores, além de desenvolver um processo de onboarding com as novas contratações.

4. Observe o desempenho dos colaboradores

Desenvolva indicadores de desempenho para você saber o que está e o que não está funcionando. Além disso, crie oportunidades para que os funcionários possam falar quais as maiores dificuldades e como a empresa pode ajudá-los

5. Realize pequenas reuniões de alinhamento 

Nesse modelo de gestão, o feedback é vital. Por isso, estabeleça uma cultura de alinhamento de expectativas. Anote os principais problemas e criem juntos, soluções para o aprimoramento dos processos. 

Não há dúvidas de que uma gestão descentralizada e mais horizontalizada traz benefícios para as organizações. A autogestão é uma mudança de paradigma que tem apresentado resultados surpreendentes nos últimos anos. 

Por isso, desenvolver uma cultura de gestão focada em um trabalho mais participativo torna-se fundamental para as empresas que desejam ter mais produtividade, eficiência e qualidade de vida no trabalho. 

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando nosso blog para outras dicas e insights. 


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