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Mais do que manter um relacionamento excelente com os consumidores, as empresas devem ir além da sua carteira de clientes e fechar novos contratos para continuar no mercado competitivo. Contudo, esta não é uma tarefa fácil.

Seja pela resistência mercadológica ou por outros fatores que não recebem a devida atenção, o fechamento de contratos torna-se um desafio a ser superado mensalmente, principalmente por conta das mudanças constantes.

Para te ajudar nisso, trouxemos neste artigo 8 dicas para fechar mais contratos, que irão te ajudar nessa demanda constante e desafiante. Acompanhe!

Por que é tão difícil fechar novos contratos?

Nos dias atuais, os clientes têm muito mais oportunidade de escolha, pois com o crescimento do digital muitos negócios estão online, sendo encontrados rapidamente quando o cliente busca por algo. 

Um contexto que tem proporcionado mudanças de comportamento e feito com que os clientes esperem soluções e experiências, mais do que simplesmente produtos.

Por isso, é preciso primeiramente estar sensível às necessidades dos clientes para, então, estabelecer uma abordagem criativa e flexível, demonstrando como a sua solução pode atender, para que os consumidores consigam atingir os seus objetivos.

Para isso é preciso mapear e, principalmente, ouvir as necessidades dos clientes. Além disso, é importante oferecer soluções personalizadas e alinhadas à sua realidade e expectativas, exercitando sempre a empatia para garantir um bom relacionamento.

8 dicas para fechar contratos

Agora que você já entendeu o contexto desafiador a respeito de como fechar mais contratos, trouxemos 8 dicas que irão te ajudar a melhorar ainda mais o oferecimento de soluções mais completas:

Proatividade

A primeira dica é desenvolver a proatividade, pois o ditado popular sobre a primeira impressão ser a que fica é muito real nos dias atuais. Foque em um retorno rápido que não faça o cliente esperar muito tempo para ser atendido.

Não importa se é o consumidor que busca o seu atendimento ou você que chega até ele, é essencial atender às dúvidas de maneira empática e eficiente, evitando demora e burocracias e focando na pontualidade.

Conheça seu cliente

Para alcançar novos contratos, de nada adianta oferecer soluções sem conhecer o seu público. Busque entender o seu nicho de mercado, público-alvo e as principais dores do seu perfil de clientes.

Hoje as pessoas buscam por um atendimento humanizado que, mesmo com o auxílio de tecnologias, não perde a sensibilidade de entender a realidade do cliente e oferecer uma resolução para os seus problemas.

Defina a abordagem

Depois de ter essas duas questões bem alinhadas, é preciso definir a abordagem correta diante do seu perfil de cliente potencial, levando em conta as necessidades dele e as suas enquanto dono do negócio.

Você pode definir uma abordagem amigável partindo de alguma afinidade, se posicionar como autoridade sobre o produto que está oferecendo ou mesmo uma mistura desses dois posicionamentos, demonstrando conhecimento sobre a solução mas também preocupado em ajudar o cliente a fazer um bom negócio.

Agregue valor ao produto

Outra dica para fechar novos contratos é entender que o seu produto, apesar de ter uma qualidade excelente, é apenas parte do valor agregado à rotina dos clientes.

Além dele, combine o valor da solução com um bom atendimento, de forma segura, mantenha uma boa imagem no mercado e tenha uma linguagem adequada.

Aposte em depoimentos

Em uma sociedade cada vez mais conectada e digital, vale a pena utilizar depoimentos e cases de sucesso dos clientes que você atende sobre a experiência com a sua marca, além de solicitar indicações por parte deles.

Cross selling

Também é importante identificar se o produto vendido não atende a todas as necessidades do cliente e se há algum outro na sua empresa que atende a essa demanda não explorada.

Assim, é possível realizar uma venda combinada com mais produtos da sua marca, que podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto.

Invista em otimização do processo

Além das dicas anteriores, é muito importante investir em ferramentas com um bom retorno e que contribuam para a otimização do processo de vendas e também internos, melhorando a qualidade dos produtos continuamente, os canais de comunicação ou a gestão de documentos e recursos.

Processo robusto de pós-vendas

Por fim, para fechar novos contratos é preciso entender a importância do pós-venda para concluir o fluxo e manter os clientes, incentivando-os a continuarem a fazer negócios com você e a sua marca.

Esse processo é muito importante para manter os clientes e para o negócio se adaptar aos novos processos de aceleração digital que vive o mundo empresarial. 

Por fim, o importante é que o cliente tenha uma boa experiência em todo o processo de negociação com sua empresa. Além de adotar todas as estratégias citadas para fechar mais contratos, sua empresa deve ser voltada ao Customer Centric, ou Cliente no Centro em seus negócios.

Quer saber mais sobre a aceleração digital e seu impacto na gestão de contratos? Clique aqui e acesse nosso artigo.

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