Assinatura híbrida

O uso de contratos online é cada vez mais frequente nas empresas, ainda mais com a necessidade de isolamento social. Se você também quer adotar essa inovação no seu negócio, já deve ter ouvido falar em assinatura eletrônica e assinatura digital. Mas você conhece a assinatura híbrida?

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes sobre esse tipo de assinatura e como ela funciona.  Boa leitura!

O que é assinatura híbrida?

A assinatura híbrida é basicamente a junção dos dois modelos digitalizados de assinatura – eletrônica e digital. Ao invés de utilizar apenas um dos dois tipos, com a assinatura híbrida você pode utilizar as duas formas em um mesmo contrato.

Tanto a assinatura eletrônica quanto a digital têm plena validade jurídica. Contudo, elas diferem sobretudo quanto ao modo de autenticação. Para entender o que é a assinatura híbrida, essa diferença precisa estar bem clara. Veja a seguir!

Diferenças entre os tipos de assinatura

Assinatura digital

Para utilizar a assinatura digital, é obrigatório ter o certificado digital – um documento que serve para validar a identidade virtual dos signatários e conferir autenticidade ao contrato.

Esse certificado consiste em uma sequência de códigos matemáticos e de algoritmos criptográficos que têm a função de evitar fraudes e alterações indevidas nos documentos.

O certificado digital pode ser obtido por meio de uma autoridade certificadora (AC), que deve ser subordinada à ICP-Brasil, o sistema nacional que regulamenta e monitora a emissão de certificados digitais.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica, por sua vez, não exige o uso de certificado digital. A validade e autenticidade das assinaturas é garantida por outros meios, como:

  • Email dos signatários;
  • Data e hora da assinatura;
  • Geolocalização;
  • Biometria;
  • IP do computador utilizado;
  • Login e senha de acesso à plataforma de assinatura;
  • Hash de segurança, um código que ajuda a evitar fraudes e adulterações dos documentos.

Assinatura híbrida

Ao utilizar a assinatura eletrônica ou digital separadamente, os signatários podem ficar com algumas dúvidas, por exemplo:

  • Como alguém que não tem certificado digital, enquanto as demais partes possuem, poderá assinar o documento? 
  • Isso impossibilitaria que aquela pessoa participasse do acordo?

O que ocorre é algumas áreas de atuação, como advogados e contadores, exigem a assinatura com certificado digital. Já em outros negócios, como contratos de prestação de serviço, não há essa exigência.

Além disso, diferentes parceiros ou clientes podem ter preferência por uma ou outra forma de assinar virtualmente. Isso significa que optar exclusivamente por uma delas poderia impedir ou dificultar certas negociações.

Então, a assinatura híbrida surgiu justamente para resolver essa situação. Sem necessidade de optar exclusivamente pela assinatura eletrônica ou pela digital, a híbrida agrupa os dois tipos, permitindo que signatários com e sem certificado digital assinem um mesmo contrato.

Como funciona a assinatura híbrida?

É simples utilizar a assinatura híbrida. Da mesma forma das assinaturas eletrônica e digital, o ideal é contar com uma plataforma especializada em assinaturas online.

O contrato pode ser criado no próprio sistema ou o usuário pode fazer o upload de um documento já pronto. Por meio de um ambiente online, é possível realizar revisões e alterações no documento e enviar convite por e-mail para que os signatários assinem o contrato.

Por ser uma assinatura híbrida, as partes do acordo podem ou não ter certificado digital. Os signatários que tiverem vão gerar uma assinatura digital com a respectiva validação do certificado. Já para os que não o possuem, basta optar pela assinatura eletrônica.

Quais os benefícios de usar a assinatura híbrida?

Isso é muito positivo para as empresas que lidam com uma grande diversidade de clientes, fornecedores e parceiros. Afinal, dessa forma você permite que todos os signatários possam celebrar o contrato sem maiores impedimentos, independentemente se eles têm ou não certificado digital.

Além disso, cada parte envolvida em uma contratação pode adotar o modelo de assinatura que desejar, o que torna o processo mais simples e prático. Outra vantagem é a acessibilidade em situações em que há muitas partes envolvidas em um contrato.

Em última instância, isso significa maior vantagem competitiva e mais oportunidades de negócio. Afinal, a assinatura híbrida abre espaço para mais tipos de assinantes, permitindo que mais pessoas, empresas e profissionais autônomos fechem negócios e firmem acordos com facilidade.

Gostou deste artigo? Então continue acompanhando nosso blog e inove a sua gestão de contratos e documentos jurídicos!

Leave a Comment

logo incontract

Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

Conteúdos Gratuitos

Siga-nos

Email: contato@incontract.com.br
Nossos telefones:

SC +55 (47) 3036-7700
SP +55 (11) 4118-2300