A pandemia de covid-19 trouxe inúmeras mudanças e transformações. Um exemplo disso, é a necessidade das empresas estarem mais atentas às demandas dos consumidores. Nesse cenário, um bom atendimento ao cliente faz total diferença.
Uma pesquisa recente realizada pela Salesforce Research mostrou que 60% dos clientes não sentem confiança nas empresas. Além disso, mais da metade dos entrevistados apontaram que se sentem tratados apenas como números.
Já nas relações B2B, 75% dos clientes empresariais que participaram da pesquisa afirmaram que no atual contexto, a ética dos fornecedores são fatores essenciais nas decisões de compra da empresa.
Esses são indicadores importantes, que mostram a necessidade de se investir em canais eficientes de comunicação e atendimento.
Cada vez mais os clientes se preocupam com a experiência. Desde o primeiro contato com a empresa até a finalização da compra ou assinatura do contrato, todo processo impacta diretamente na imagem que ele terá da sua organização.
Abaixo, trouxemos alguns benefícios de um bom atendimento ao cliente:
Essa é uma métrica importante para analisar o potencial comercial da companhia. Uma boa retenção significa que você está gerando receita segura e atendendo às demandas dos clientes com excelência.
Um cliente bem atendido tem mais chances de voltar a fazer negócio. A experiência positiva faz com que a sua empresa seja a primeira opção quando ele precisar de algo relacionado ao seu escopo de trabalho.
Se o seu consumidor está satisfeito, é muito provável que ele indique seu produto ou serviço para outras organizações. Uma maneira de potencializar esse resultado é criar programas de indicação e premiação.
Manter um comprador custa até 25 vezes menos que conquistar novos, segundo uma pesquisa da Harvard Business Review. Outro dado aponta que uma taxa de retenção de 5% dos clientes pode gerar um lucro de até 95% para as empresas.
Existem alguns indicadores que ajudam a medir a satisfação do cliente na empresa. Hoje, o mais comum e utilizado é a pesquisa NPS, que avalia através de perguntas simples e diretas o grau de satisfação, numerando de 0 a 10.
Outra maneira de você fazer essa mensuração é por análises quantitativas, relacionando a quantidade de consumidores novos x recorrentes e tempo de vida do cliente na organização.
Agora que você já viu a importância de ter um bom atendimento ao cliente, vamos a algumas dicas que vão ajudar a sua companhia a se destacar nesse quesito.
A figura do Customer Success é fundamental para construir um bom relacionamento com o cliente. Ele é o responsável por realizar um atendimento personalizado e direcionado, garantindo mais eficiência na entrega do produto ou serviço.
Invista tempo para se aprofundar nos seus clientes. Estude o mercado em que eles estão inseridos, conheça os principais desafios e oportunidades, elenque suas principais demandas e como a sua empresa pode ajudá-los.
Nada de respostas prontas. Tenha uma comunicação flexível e procure se adaptar às especificidades de cada comprador. Empatia, paciência e transparência são os ingredientes necessários para melhorar seu atendimento.
Avise sobre novidades, pergunte se ele precisa de algo e como está sendo a experiência com o produto ou serviço. O cuidado e a atenção são primordiais para construir uma relação de confiança, além de evitar que o seu consumidor se sinta apenas um número.
Seja ágil na resposta e na resolução do problema. Além disso, treine sua equipe, assim você garante que irá resolver o problema do seu cliente de maneira efetiva.
Ter um bom atendimento ao cliente é imprescindível. Personalizar a experiência e oferecer agilidade e segurança para resolver os problemas pode ser a resposta que você está buscando para revolucionar o seu negócio.
Afinal, um consumidor satisfeito significa que a empresa cumpriu com o seu propósito. Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse nossos conteúdos gratuitos e aprofunde ainda mais seus conhecimentos.
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