Muito aplicada para modelar processos de negócio, a notação BPMN é intuitiva e torna fácil a compreensão de todos os caminhos que um documento deve percorrer. Com ela, ainda é possível evitar ruídos na comunicação entre as equipes da empresa, fazendo do processo muito mais eficiente.
Deseja entender mais sobre este assunto para otimizar o gerenciamento de contratos na sua empresa? Então, continue a leitura! Neste post, vamos explicar o que é o BPMN e qual a importância de um diagrama para que você alcance os resultados esperados.
No contexto do Business Process Management (BPM) – uma disciplina ou metodologia que visa a gestão com foco em processos para tornar as organizações mais eficientes – tem-se o BPMN, uma linguagem usada para representar a modelagem dos processos de negócio.
O BPMN é, portanto, uma notação gráfica que estrutura e representa cada uma de suas fases por meio de um diagrama. Trata-se de uma simbologia que, ao mesmo tempo, não deixa de ser intuitiva e de fácil compreensão – o que permite um melhor alinhamento.
Para tanto, o BPMN utiliza uma série de elementos, representando cada ação por meio de um símbolo. Isso permite que a empresa comunique os processos de maneira padronizada, facilitando a compreensão de todos os colaboradores e envolvidos.
Há 4 (quatro) categorias de elementos com a sua respectiva simbologia. De modo sucinto, podemos classificá-los da seguinte forma:
Evento: algo que ocorre durante os processos, simbolizado por círculos;
Atividade: é o trabalho executado, cujo símbolo é um retângulo;
Gateway: são pontos que definem a sequência de fluxo, mostrados como losangos.
Fluxo de sequência: sequência das atividades do processo, simbolizado por setas;
Fluxo de mensagem: fluxo de mensagens entre participantes, por meio de uma seta tracejada;
Associação: associa artefatos aos objetos de fluxo, com uma linha pontilhada.
Piscina: representa as atividades e os participantes de um processo;
Raia: subdivisão da piscina para organizar e categorizar cada área e atividade, bem como seus responsáveis.
Enriquecem o diagrama fornecendo mais detalhes por meio de objetos de dados, grupos e anotações.
Agora que você possui uma visão geral de como funciona o diagrama BPMN, é preciso entender como ele pode ser vantajoso para a sua empresa.
Vale mencionar que todo processo administrativo pode ser modelado com o BPMN, como é o caso da gestão de contratos. E essa notação gráfica traz contribuições significativas para o alcance dos resultados esperados nos processos contratuais. Entenda o porquê:
No mapeamento de processos para fins de acompanhamento de contratos, o BPMN ajuda a controlar as contratações realizadas pela empresa, criando um fluxo de aprovação claro. Com a visualização padronizada dos processos, o andamento de cada etapa pode ser analisado com precisão, algo que contribui para a identificação de falhas e oportunidades.
Na gestão de contratos de fornecedores, o arquivamento e a rescisão contratual são etapas que demandam muito tempo o que pode representar um ponto crítico, por exemplo. Assim, a modelagem com o BPMN identifica melhorias, possibilitando, consequentemente, reduzir custos operacionais oriundos de ameaças e gargalos e aproveitar as oportunidades.
Com uma notação gráfica de fácil entendimento e bastante intuitiva, o BPMN permite visualizar todas as atividades e equipes da empresa, evitando ruídos de comunicação e melhorando o fluxo de informações. Com isso, desde a modelagem de processos até a aprovação de contratos, isso se torna mais fluido, claro e eficaz.
O acompanhamento de todas as atividades em um só lugar contribui para a automação dos processos entre diferentes departamentos do negócio, diminuindo o número ou até mesmo compactando-as para ser agilizadas, além de facilitar a execução das tarefas.
Com o BPMN, os processos são padronizados, garantindo maior agilidade nas operações. Desde a contratação de fornecedores (avaliação, seleção e fechamento), passando pela elaboração até o momento pós-assinatura (que envolve outros setores, como administrativo, financeiro ou compras), a notação reduz o tempo gasto com as atividades.
E, ainda, toda a aprovação de contratos é facilitada: as etapas como definição de escopo, níveis de serviços acordados, preço, prazos e multas ficam melhor discriminadas. Deixando o percurso dos documentos claro a todos os envolvidos, com a certeza da correta execução do processo.
Como você pode ver, ao mapear processos com diagrama BPMN, você ganha simplicidade, agilidade e credibilidade, garantindo melhorias contínuas e maior desempenho produtivo.
Entenda mais sobre como facilitar a gestão de documentos em nosso blog agora!
Siga nossas redes sociais: