Tanto nos pequenos quanto nos grandes negócios, estabelecer um código de conduta vai além de passar uma boa imagem ao público interno e externo.
Qualquer organização que preza pela integridade deve garantir uma cultura de transparência, confiança e respeito, além do cumprimento da legislação. Dessa forma, quando o trabalho é guiado pela ética e boas práticas profissionais, o ambiente torna-se mais agradável e produtivo.
Mas o que é um código de conduta e como aliar esse documento à gestão empresarial? Se você quer saber as respostas, continue lendo este artigo.
Um código de conduta e ética é o resultado de um conjunto de regras que orientam o trabalho de uma organização. Nesse sentido, são estabelecidos os padrões de comportamento que reforçam a missão, valores e objetivos do negócio, tanto para os colaboradores quanto para prestadores de serviço e os clientes.
É por meio desse documento que a organização assume suas responsabilidades éticas, sociais e ambientais, que devem ser compreendidas desde o início de qualquer contrato. Portanto, deve ser reforçado por uma cultura organizacional que divulgue e promova o bom relacionamento entre os públicos da empresa.
Um código de conduta transmite uma imagem clara e confiável das ações de uma empresa diante do mercado. Então, quando aplicado de forma correta e clara, o código de conduta se torna a garantia de uma boa experiência.
Diante disso, é possível alcançar diversos benefícios que garantem o valor competitivo do negócio, como:
O código de conduta está diretamente relacionado à integridade da empresa. A função principal desse documento é fixar uma imagem de confiança mesmo diante de eventuais problemas.
Para além da boa imagem da instituição, também auxilia na tomada de decisão e na resolução de conflitos, que devem ser conduzidas de acordo com o código estabelecido.
A cultura organizacional se torna padronizada, à medida que a ética baseia o trabalho de todos garantindo o respeito e promovendo o trabalho em equipe.
Com o documento é possível acompanhar a cultura organizacional e intervir quando necessário para restabelecer o equilíbrio no ambiente de trabalho, reforçando os valores da empresa.
Diante de tamanha importância, para elaborar um documento como esse é preciso levar alguns pontos em consideração.
O primeiro passo é criar uma comissão que auxilia na elaboração do código de conduta. Para isso, deve haver a seleção de um grupo diverso de pessoas e de níveis hierárquicos.
Esses colaboradores devem se comprometer com os valores da empresa e contribuir para uma visão ampla da organização e das pessoas que a compõem.
O comitê pode incluir um profissional de consultoria, que pode ser uma boa opção para ampliar essa visão com orientações mais técnicas que potencializam a elaboração do código.
Depois de definir uma equipe, é preciso realizar a interlocução entre o conteúdo do código de conduta e a avaliação de riscos do negócio, passo importante para o programa de compliance.
As pessoas responsáveis pelo comitê devem reunir os materiais necessários para mitigar esses riscos de forma organizada.
É possível consultar outros códigos, mas lembre-se que cada organização possui suas próprias especificidades e, portanto, é preciso criar um documento personalizado.
Com o documento pronto, chegou a hora de compartilhar as informações com toda a empresa, que pode ser feito de maneira completa por ações de endomarketing.
Além de difundir os seus valores e objetivos, procure demonstrar a importância do documento e treinar periodicamente os colaboradores diante de alguns pontos específicos.
Nesse ponto é importante garantir a unidade das informações, reforçando uma cultura organizacional baseada na ética e nas boas práticas.
Por isso, todos devem entender a importância do documento e da manutenção dessa cultura para garantir a segurança da empresa e de todos os colaboradores.
Para conseguir alcançar todos os objetivos do código de conduta, é preciso disponibilizar as informações com as ferramentas de comunicação interna mais adequadas.
Para isso você pode considerar o uso de e-mails periódicos e outras ferramentas que cumpram os seguintes requisitos:
Por fim, para garantir o cumprimento do código de conduta, é preciso acompanhar, avaliar e intervir nos momentos de desvio de conduta.
Para isso, além do comitê estruturado é preciso disponibilizar um canal de contato para avaliar eventuais denúncias, que podem ser feitas de maneira anônima.
Somente disponibilizando um canal de escuta será possível conscientizar os colaboradores e tomar as devidas providências.
Gostou do conteúdo? Entenda como garantir uma conduta ética empresarial baixando nosso material sobre compliance.
Siga nossas redes sociais: