O compliance empresarial é um termo que designa o dever das empresas de estar em conformidade com leis, normas e regulamentos. Trata-se de uma prática que deve unir funcionários, fornecedores, parceiros e demais envolvidos na empresa para garantir uma conduta ética e legal por parte de todos.

A seguir, vamos explicar mais sobre o compliance empresarial, a importância dessa prática e algumas dicas para garantir uma conduta eficaz. Confira!

O que é compliance empresarial?

O compliance empresarial consiste em um conjunto de diretrizes, medidas e procedimentos com o objetivo de manter a empresa em conformidade com a legislação, ética, regulamentos externos e também com políticas internas.

Com a promulgação da Lei nº 12.846/2013, a Lei Anticorrupção, as pessoas jurídicas passaram a ser responsabilizadas civil e administrativamente caso cometerem alguma prática lesiva contra a administração pública. Com isso, o compliance ganhou cada vez mais importância nas empresas. Contudo, essa conduta não está ligada apenas às relações de uma empresa com o Poder Público.

O compliance empresarial engloba tanto as normas externas que as empresas devem respeitar quanto as regras internas definidas em regimentos. Para isso, as empresas definem um conjunto de ações, processos e ferramentas que garantam uma conduta legal, ética e transparente.

Além disso, o compliance empresarial deve levar em conta a conformidade dos vários setores da empresa, como:

  • Financeiro, 
  • Administrativo;
  • Contábil;
  • Recursos Humanos;
  • Jurídico.

Por isso, a política interna de compliance deve ser aplicada de forma integrada e alinhada entre todas as áreas da organização.

Dessa forma, o compliance empresarial se mostra de suma importância para evitar o não cumprimento de normas. Além disso, contribui na gestão de riscos, identificando, solucionando, mitigando e monitorando as ameaças potenciais ao negócio.

Também é essencial para otimizar os processos internos, eliminando erros e gargalos. Uma empresa sem compliance corre o risco de sofrer grandes prejuízos com demandas judiciais, multas e sanções legais, sem falar do impacto negativo que uma ação indevida pode gerar para sua reputação.

Como garantir um compliance empresarial efetivo na sua gestão?

A seguir, mostramos 4 práticas importantes para garantir que seu compliance empresarial seja eficaz!

1. Mantenha o histórico das suas negociações

A gestão de contratos tem um papel importante na implementação de compliance empresarial. Isso porque as transações contratuais envolvem diferentes setores, que devem estar em conformidade tanto com a legislação quanto com os processos internos.

Sendo assim, para garantir o compliance na gestão de contratos e contratações, uma boa prática é manter o histórico das negociações e transações com os fornecedores e clientes. Assim, é possível verificar se os acordos atendem aos requisitos legais e ao código de conduta da empresa.

Isso também ajuda a manter um acompanhamento constante, buscando identificar possíveis fraudes, mudanças indevidas em relação ao que foi acordado e demais irregularidades que porventura apareçam ao longo da parceria.

2. Crie normas considerando todos os setores 

Para integrar melhor os setores e garantir um compliance empresarial mais efetivo, é importante definir políticas para as áreas administrativas que lidam com os contratos. Não adianta, por exemplo, criar um contrato perfeitamente em conformidade legal, se as demais áreas não tomarem as medidas necessárias.

Por isso, é importante mapear os processos, identificando e detalhando as atividades e funções de cada área da empresa, para que as regras da política de compliance estejam alinhadas com os diferentes setores.

3. Invista em treinamento dos funcionários

Outra prática para garantir o compliance empresarial, é engajar os colaboradores. Afinal, apenas criar as normas, sem que a equipe as conheça bem e compreenda a importância de segui-las, não traz o resultado esperado.

Por isso, é imprescindível fazer treinamentos com os funcionários, para explicar toda a política de compliance. Deixando evidente a conduta esperada, bem como os comportamentos inaceitáveis.  

4. Tenha uma comunicação assertiva

Além de treinamento, manter um diálogo aberto e claro com os colaboradores é essencial para que o compliance empresarial seja incorporado na prática de todos.

Nesse ponto, a tecnologia é uma importante aliada na gestão da comunicação das empresas. Você pode usar, por exemplo, o endomarketing para a conscientização dos colaboradores e a propagação de condutas éticas.

Outra boa solução é a TV Corporativa, que torna a visualização das informações mais claras e efetivas. Por meio de um mural digital interno, é possível se comunicar com os colaboradores, educando e lembrando-os das normas de compliance, de modo que essa prática seja interiorizada no cotidiano.Seguindo essas práticas, você garantirá um compliance empresarial efetivo, evitando riscos e prejuízos para a empresa. Para otimizar ainda mais sua gestão, acompanhe outros conteúdos em nosso blog!

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