Para vários segmentos de trabalho, formalizar acordos com clientes e fornecedores é fundamental para garantir segurança e cumprimento das contratações. Trazendo para o ponto de vista das empresas de comunicação, o contrato de agência tornou-se ainda mais importante devido às mudanças recentes do mercado.

Primeiro por que a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em agosto de 2020, trazendo várias exigências para empresas que lidam com dados pessoais. Além disso, é preciso considerar que a pandemia trouxe novas formas de trabalhar e impactou diretamente em quem ainda realizava o trabalho de forma manual, obrigando as empresas a digitalizarem seus processos. 

Mas afinal, você sabe qual a importância de um contrato de agência, e quais os benefícios de gerenciar esse documento de forma online? É o que veremos a seguir.

O que é um contrato de agência?

O contrato de agência de comunicação é um documento para formalização de acordos, que constará preço, prazo e detalhes da contratação. Ele servirá como base de consulta caso haja alguma dúvida durante o processo de prestação de serviços. 

Por meio de um contrato também fica assegurada a segurança jurídica para ambas as partes, além do resguardo da agência, caso haja inadimplência por parte do contratante. Mas, para elaborar um contrato abrangente, é necessário tomar atenção em alguns detalhes:

  1. Elabore modelos de minuta

Elaborar minutas para ter como base agilizará muito o seu processo, pois ao produzir contratos para outros clientes é possível trabalhar em cima desse modelo. 

Dessa forma será preciso apenas alterar cláusulas de preço, prazo, dados do contratante e outras especificações que podem variar de um contrato para o outro, mas não é necessário construir cada um do zero.

  1. Preste atenção às cláusulas

De forma geral, é essencial que um contrato possua algumas informações, como: identificação e obrigações das partes; Detalhamento do serviço que será prestado; Preço e condições de pagamento; Prazo e duração do contrato. 

Além disso também é necessário prever situações como rescisão, possíveis multas e as condições gerais do contrato.

  1. Conte com apoio jurídico

A consultoria de um profissional do ramo jurídico é fundamental para resguardar-se quanto a brechas no contrato. Entenda que é possível usar um modelo como base, como citado acima, mas cada cliente é diferente, e é preciso tomar cuidado às individualidades de cada contratação.

  1. Digitalize seu processo

Como agências de comunicação costumam prestar serviços para diferentes clientes, havendo a necessidade de coletar dados pessoais, é fundamental que contem com auxílio de tecnologias que possuam segurança de dados e acesso criptografado. Assim o processo se torna mais ágil e automatizado, e sem risco de ciberataques.

Por que digitalizar a gestão de contratos?

Agências de comunicação com modelos diversificados de trabalho, como consultoria, in house ou trabalho remoto, são cada vez mais comuns. Diante disso, para inovar e estar à frente da concorrência, é preciso buscar soluções especializadas que otimizem o trabalho.

Uma gestão de documentos online, por exemplo, possibilita a flexibilização do trabalho das agências, e a ampliação do atendimento, permitindo a atuação em clientes sem limites de território. Com isso, o leque de possibilidades é muito maior.

Nesse contexto, soluções de gestão de contratos e documentos são essenciais para agências, pois não possibilitam somente o acompanhamento de contratos, mas também a aprovação de briefings e projetos com os clientes, diretamente pela ferramenta. Isso mantém um fluxo organizado de todas as aprovações que este documento precisa passar.

Outra vantagem, é que softwares de gestão demonstram para o cliente que agência é organizada, pois todos os documentos que necessitam passar por um fluxo tem um processo bem desenhado e ficam organizados num lugar só.

logo incontract

Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

Conteúdos Gratuitos

Siga-nos

Email: contato@incontract.com.br
Nossos telefones:

SC +55 (47) 3036-7700
SP +55 (11) 4118-2300