custo de oportunidade

O custo de oportunidade é um conceito que representa o custo de uma determinada escolha em detrimento de outra. Relacionado a contextos como a compra de um produto ou a realização de um investimento, ajuda a avaliar uma série de fatores e a pesquisar as diferentes opções disponíveis no mercado para fazer uma boa escolha.

Embora seja um conceito mais utilizado na economia, o custo de oportunidade pode ser aplicado em vários setores.

No caso da área de compras, pode servir como uma boa ferramenta para pensar estrategicamente os processos de aquisição de uma empresa. Quer entender melhor esse conceito para aplicá-lo na sua gestão? Então continue a leitura!

O que é custo de oportunidade?

Como vimos, o custo de oportunidade ilustra a ideia de que uma determinada decisão traz consigo a renúncia de todas as outras escolhas possíveis.

Por isso, ao fazer uma compra ou um investimento, é preciso analisar bem todas as opções. Além disso, é importante considerar o impacto que a escolha pode acarretar. Quanto maiores as consequências, maior deve ser a avaliação do custo de oportunidade.

Vale ressaltar que esse conceito também mostra que toda escolha tem consequência – positiva ou negativa e em curto ou longo prazo. Nesse sentido, além de servir para orientar uma escolha inicialmente, também ajuda na tomada de decisão em relação à necessidade de abandonar algo.

Assim, se opções melhores surgem ou se um investimento inicial não está trazendo os resultados esperados, o custo de oportunidade ajuda a avaliar novas possibilidades e alternativas.

Como aplicar esse conceito no setor de compras?

O custo de oportunidade pode ser aplicado em qualquer situação que exige uma tomada de decisão. 

E, quando falamos no setor de compras, é uma área que necessita, a todo tempo, de planejamento e de uma boa gestão de riscos. Por isso, as escolhas devem ser altamente estratégicas.

Para tanto, o gestor de compras deve levar em consideração diversos fatores ao escolher um determinado serviço ou produto. 

Veja como o setor pode utilizar estrategicamente o conceito de custo de oportunidade em seus processos!

Cálculos de investimento e custo benefício

Mais do que qualquer outro, o setor de compras sabe o quanto tem papel crucial no objetivo de otimizar recursos e reduzir custos. 

Uma forma de aplicar o custo de oportunidade no setor de compras é calcular o investimento. Considerando estimativas de lucro e taxas do retorno esperado.

Por exemplo, se uma empresa realiza uma reforma em seu maquinário, ela não precisa comprar novos equipamentos para a sua linha de produção. O que pode representar uma vantagem econômica.

No caso de um investimento, o custo de oportunidade é calculado em relação à taxa de retorno dos outros investimentos possíveis. Ou seja, é preciso avaliar os pontos positivos e negativos de cada aplicação.

Na compra de um software de gestão, por exemplo, deve-se avaliar os prováveis benefícios de não adotá-lo ou o quanto a empresa perderá de lucro ao escolher determinado recurso e não outro.

Por exemplo: quanto você ganharia ao continuar com os processos atuais, evitando os gastos de investir em uma nova tecnologia? De outro lado, quais as oportunidades perdidas ao não destinar parte do capital em ferramentas que podem trazer melhorias, como aumento de produtividade e redução de tempo?

Custos de transação

Ao calcular o custo de oportunidade, também é importante lembrar que, na análise das vantagens e desvantagens de uma decisão, é preciso levar em conta não apenas os custos de produção dos negócios, mas também os custos de transação.

No setor de compras, isso quer dizer que, além dos valores relacionados à compra de insumos, mercadorias e matérias-primas para o processo produtivo, é preciso considerar os custos relacionados à negociação com fornecedores e à garantia do cumprimento de um contrato.

Assim, é possível avaliar melhor as incertezas envolvidas em um processo de compra, o custo-benefício e as condições mais favoráveis para fechar um negócio.

Como você pode ver, ao calcular o custo de oportunidade, você será capaz de avaliar os riscos, as estimativas de retorno e os reflexos de cada decisão nos resultados organizacionais. Assim, é possível fazer a melhor escolha de acordo com as necessidades da empresa.

Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Então, comente abaixo para que a gente possa ajudar sua empresa a melhorar suas estratégias!

logo incontract

Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

Conteúdos Gratuitos

Siga-nos

Email: contato@incontract.com.br
Nossos telefones:

SC +55 (47) 3036-7700
SP +55 (11) 4118-2300