documentos digitalizados

A popularização do trabalho remoto e as medidas de distanciamento social alavancaram no Brasil diversas mudanças na rotina de trabalho das empresas. Uma delas é a gestão digital de documentos como contratos, acordos de trabalho e contratação de terceiros por parte dos negócios.

E com o decreto nº 10.278, que regulamenta parte da Lei da Liberdade Econômica, os documentos digitalizados contam com os mesmos efeitos legais de suas versões físicas, aquelas tradicionalmente realizadas em cartório.

Aloisio Arbegaus, diretor comercial e de marketing da Teclógica, empresa especializada em soluções para a gestão digital de documentos, explica como a tecnologia apoia a evolução da gestão online de informações nas empresas.

Não que ler? Dê o play no áudio abaixo e ouça o conteúdo:

Plataformas de gestão de documentos digitalizados

A digitalização de documentos evoluiu muito da década passada para os dias atuais. No passado quando falávamos em digitalização de documentos, vinha já à tona as ferramentas de GED (gestão eletrônica de documentos). Essas ferramentas transformavam um documento físico no papel para um documento eletrônico, no qual pudesse ser usado no computador, armazenado em algum servidor e feito uma busca por ele quando se necessitasse. Mas ele era limitado a esse universo.

Já nos dias atuais o conceito é de plataforma colaborativa. Que tem um fundamento muito pesado no tema sustentabilidade, a gente chama de paperless (menos papel). Essas plataformas permitem que as pessoas criem o documento e editem, revisem, tornem público, chancelem – que é a espécie uma marca d’água que você dá para encerramento dele-. E também se for o caso de um documento que necessite de validade jurídica, uma assinatura digital torna o documento único, com a mesma validade de cartório.

Então veja como as coisas evoluíram, e nesse contexto uma plataforma pode gerenciar tudo isso, e manter os documentos armazenados eletronicamente ou seja, você não precisa torná-lo um papel, com isso priorizando a sustentabilidade. E também nesta plataforma manter ele 24h disponível com uma conexão internet para o restante da equipe. Esse é o futuro da digitalização de documentos. 

Texto assinado por: Aloisio Arbegaus — Diretor Comercial da Teclógica

logo incontract

Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

Conteúdos Gratuitos

Siga-nos

Email: contato@incontract.com.br
Nossos telefones:

SC +55 (47) 3036-7700
SP +55 (11) 4118-2300