A gestão de contratos empresariais, quando realizada com qualidade e efetividade, garante um impacto positivo na saúde financeira de uma empresa. Isso acontece, pois, com uma administração eficiente, é possível minimizar riscos, evitar prejuízos e garantir que os gastos realizados não ultrapassem o que foi previsto no contrato e evitar multas.

Nesse sentido, fatores como controle patrimonial, capital de giro e lucratividade sobre as vendas geridas por contratos são muito melhor controlados com uma boa gestão. Saber, por exemplo, a data de vencimento ou o prazo de renovação dos contratos empresariais evitará o risco de multas. Fazer o pagamento a um fornecedor na data correta, por sua vez, ajudará a empresa a não extrapolar os gastos previstos.

Isso significa que a gestão de contratos empresariais contribui para um melhor planejamento das atividades do negócio, bem como dos eventos financeiros. Afinal, o gestor dessa área é responsável, dentre outras tarefas, por verificar se o orçamento da empresa é compatível com o contrato e se a contratação é rentável para os negócios.

Portanto, se você lida com a gestão de contratos empresariais, saiba que ela é essencial para a saúde financeira do negócio. Quer entender melhor sobre isso? Então, continue a leitura e conheça as melhores práticas para uma gestão de contratos realmente efetiva!

Por que a gestão do ciclo de vida dos contratos é importante?

O processo de gestão de contratos empresariais engloba todo o ciclo de vida desses documentos. Para otimizar o uso de recursos e evitar gastos desnecessários, é de suma importância conhecer todas as etapas deste ciclo.

De modo sucinto, o ciclo de vida dos contratos compreende as seguintes fases:

  1. Redação preliminar do documento;
  2. Negociação entre as partes sobre suas obrigações contratuais;
  3. Revisão e ajustes;
  4. Definição dos prazos de término da vigência contratual ou de renovação;
  5. Armazenamento e acompanhamento dos documentos para fins de controle de prazos, eventos financeiros etc.

Ao longo desse processo, saber o início e o término de vigência de cada contrato é essencial. Para isso, é preciso que o gestor tenha uma boa administração para controlar prazos, não perder a data de pagamentos e cumprir todas as obrigações acordadas no documento. Assim, será possível evitar multas, penalidades e demais prejuízos para a empresa.

Além disso, é importante avaliar sempre os pontos críticos de cada contrato, bem como os riscos assumidos ao estabelecer um acordo. Assim, o gestor conseguirá prever as possíveis implicações que isso pode trazer para a empresa. Da mesma forma, é fundamental estar preparado para quaisquer adversidades que venham a ocorrer durante o ciclo de vida dos contratos.

Quais os tópicos que devem ser abordados na gestão de contratos empresariais?

Como visto, para uma boa gestão de contratos empresariais, é crucial realizar uma profunda análise de risco da contratação. Dessa forma, é possível evitar não apenas danos jurídicos, como também as implicações financeiras. Além disso, esses cuidados ajudam a resguardar tanto o contratado quanto o contratante – preocupação essa que deve passar por todo gestor.

Para tanto, existem alguns fatores que são primordiais na gestão de contratos. Veja os principais:

  • Padronização das etapas do ciclo de vida dos contratos;
  • Definição clara e precisa dos fluxos internos da empresa e do alinhamento entre diferentes setores;
  • Análise dos riscos relacionados ao tipo de contrato;
  • Adequação do contrato às necessidades do negócio;
  • Consideração das sanções jurídicas e contratuais;
  • Definição das obrigações assumidas no contrato;
  • Definição dos limites das responsabilidades de cada parte envolvida;
  • Adequação dos termos contratuais às normas legais bem como à política da empresa;
  • Análise dos mecanismos de execução contratual;
  • Previsão de possíveis casos de rompimento do acordo e as respectivas consequências;
  • Definição dos meios de solução em caso de controvérsias;
  • Definição de condições de renegociação, como aviso prévio, rescisão ou reajuste contratual;
  • Auxílio de softwares para acompanhamento de prazos, pagamentos, renovação e demais obrigações estabelecidas no contrato;
  • Controle dos impactos das condições contratuais no campo econômico-financeiro da empresa e na lucratividade do contrato.

Por que o contrato é importante para a área estratégica de um negócio?

Seguindo os tópicos essenciais de uma boa gestão de contratos empresariais, você pode perceber como é fundamental para a área estratégica do negócio. Com a correta administração, os gestores podem tomar melhores decisões e agir estrategicamente nas contratações.

Ao negociar com clientes, fornecedores ou parceiros por meio de uma gestão eficiente, é possível alinhar as contratações aos objetivos organizacionais. Com isso, a empresa pode evitar furos no orçamento estabelecido, minimizar riscos com a contratação e atingir os resultados esperados.

Por isso, é fundamental compreender que a gestão de contratos empresariais é muito mais do que uma atividade administrativa burocrática. Mais do que uma simples organização contratual, a função se revela como uma importante ferramenta para a tomada de decisões acertadas e estratégicas.

Contudo, sabemos que, para isso, o gestor deverá lidar com uma ampla gama de atividades – o que pode parecer uma tarefa difícil. Porém, tudo isso pode ser facilitado com o auxílio da tecnologia.

Uma gestão de contratos online traz inúmeras vantagens para a empresa. Afinal, a tecnologia traz automação, agilidade e eficiência para os processos contratuais. Consequentemente, o gestor se torna mais apto a atuar de modo inteligente e estratégico.

Como se vê, voltar os olhos para a importância da gestão de contratos empresariais é necessário e urgente. Para melhorar ainda mais sua gestão e assegurar a sustentabilidade financeira da empresa, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o assunto!

Leave a Comment

logo incontract

Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

Conteúdos Gratuitos

Siga-nos

Email: contato@incontract.com.br
Nossos telefones:

SC +55 (47) 3036-7700
SP +55 (11) 4118-2300