gestão do escritório de advocacia

Para que o seu negócio tenha um atendimento mais assertivo e garanta diferencial competitivo, é necessária uma gestão do escritório de advocacia eficiente, para que assim, os processos não se percam e mantenham sempre a mesma qualidade. 

Neste contexto, existem algumas dicas que podem ser seguidas. Você precisa melhorar a administração do seu escritório? Continue com a leitura!

Quais os benefícios de uma gestão do escritório de advocacia eficiente? 

Entre diversas vantagens, podemos destacar dois grandes benefícios de ter um controle assertivo no escritório: otimização do tempo e redução de custos.

Otimização do tempo 

Um escritório que tem uma quantidade consideravelmente grande de tarefas para cumprir, pode perder em produtividade e também ficar sem tempo para focar no crescimento do seu negócio

Uma ferramenta de coordenação pode ser a solução desse problema. Isso porque ela facilita a rotina através de um controle digital e centralizado, que deixa tudo mais organizado e minimiza as chances de possíveis falhas. 

Como resultado, temos a otimização do tempo. Com o software certo, o seu escritório se torna mais produtivo e o seu gerenciamento mais assertivo e eficiente.

Redução de custos 

Uma ferramenta de controle eficiente contribui para a redução de custos, pois organiza os seus processos. Além disso, auxilia a ter uma visão mais analítica referente ao prazo das tarefas, evitando multas e atrasos. 

Os serviços terceirizados como cartório e manutenção de impressoras se tornam desnecessários, gerando economia. As informações podem ficar centralizadas no ambiente online, disponíveis para todos os envolvidos independente de onde estejam. Também evitam-se custos com retrabalho, extravio de informações e demais burocracias.

6 dicas de como fazer a gestão do seu escritório de advocacia 

A seguir, confira nossas dicas de como fazer a gestão do escritório de advocacia:

1. Tenha um controle sobre as atividades 

Para coordenar o escritório de maneira precisa, é fundamental ter controle sobre todas as demandas da empresa. Procure ter conhecimento dos trabalhos que a sua equipe vem realizando, de tudo o que já foi finalizado e do que ainda precisa ser feito, além dos prazos a serem cumpridos. 

Como resultado, você terá uma maior produtividade e maior organização dos seus negócios.

2. Estruture os processos 

Para garantir um controle eficiente é preciso ter boa distribuição das demandas. Por isso, estruture todos os seus processos, delibere os responsáveis, entenda quais devem ser reorganizados e implemente melhorias no que já está sendo feito.

3. Digitalize os documentos 

Outra parte importante de uma boa administração do escritório é digitalizar todos os documentos e informações consideradas relevantes. Os dados devem ficar concentrados em um ambiente único e seguro. 

As informações devem estar armazenadas na nuvem para que assim os colaboradores autorizados possam acessar de qualquer lugar e a qualquer hora. Tudo isso traz uma maior produtividade para o seu negócio. 

4. Estabeleça metas e indicadores 

Definir metas é muito importante, pois significa estabelecer os objetivos que o time deve se concentrar para realizar. 

Analisando o seu estágio atual, pergunte-se o que é mais importante para a sua empresa alcançar conforme determinado período, como mês, trimestre e ano. 

Após responder esta pergunta, é a hora de estabelecer indicadores rastreáveis para acompanhar o objetivo, identificando quanto falta para ser atingido ou de que maneira realizá-lo.

5. Mantenha um bom relacionamento com os clientes

O cliente é a figura mais importante para seu negócio, por isso, atendê-lo com qualidade deve ser prioridade, além de mostrar ser organizado nos processos internos. 

O mercado atual é baseado em relações e indicações, isso é um diferencial perante os concorrentes e também se torna uma ferramenta importante para a fidelização.

Com um processo de direção organizacional, deve-se manter um relacionamento ativo com os clientes, mantendo-os sempre informados sobre os seus processos e transmitindo mais segurança e credibilidade.

6. Utilize a tecnologia 

As inovações tecnológicas podem ser as melhores aliadas na hora de otimizar o controle de um escritório. Portanto, invista em softwares que auxiliem no gerenciamento de contratos e documentos.

Com isso, além de automatizar os processos, o trabalho se torna mais simples e rápido, evitando retrabalhos e tornando as demandas mais eficientes.

Para melhorar o gerenciamento do seu escritório, utilizar o software jurídico adequado pode ser a solução. 

Gostou de conhecer mais sobre a gestão do escritório de advocacia? Aproveite para acompanhar o nosso blog!

logo incontract

Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

Conteúdos Gratuitos

Siga-nos

Email: contato@incontract.com.br
Nossos telefones:

SC +55 (47) 3036-7700
SP +55 (11) 4118-2300