O home office é um regime de trabalho que vem ganhando cada vez mais adeptos. Assim, advogados e profissionais do setor jurídico também estão aderindo a essa tendência. Com o crescente uso da tecnologia em nossas vidas, o trabalho remoto apresenta uma série de benefícios.

As ferramentas tecnológicas ajudam a controlar o dia a dia de um escritório, permitindo que o profissional faça a gestão jurídica, parcial ou integralmente, sem estar presente no local.

Além disso, em tempos de pandemia, como a que vivemos atualmente, a mudança de rotina em empresas e escritórios pode se tornar inevitável. E isso não é necessariamente ruim. A situação pode até ser positiva para rever processos e buscar melhorias.

Pensando nisso, vamos mostrar os pontos positivos do home office e compartilhar 5 ferramentas para você fazer a gestão do seu negócio sem sair de casa. Confira!

Como o home office pode ser benéfico para o seu escritório?

Você pode estar pensando em aderir ao home office, seja por escolha ou por necessidade. Em qualquer um dos casos, o primeiro ponto positivo é que você está se adaptando às mudanças da sociedade e do mercado. E isso é fundamental para rever processos que, porventura, estejam atrapalhando o crescimento da sua empresa.

Os procedimentos e métodos de trabalho tradicionais acarretam, por exemplo, em custos desnecessários e ineficiência. Sobretudo em tempos de crise, adaptar-se ao home office é uma estratégia vantajosa, já que o processo digital ajuda as empresas a economizarem tempo e dinheiro.

O home office pode ainda proporcionar benefícios como:

  • Flexibilidade de horários;
  • Menor exposição a acidentes de trajeto;
  • Diminuição de custos com estrutura e manutenção;
  • Mais organização e produtividade;
  • Alta eficiência na gestão de contratos.

Vale lembrar que a Reforma Trabalhista de 2017 regula o teletrabalho, o que permite que seu negócio home office esteja de acordo com a legislação. Além do amparo legal, a prática mostra que esse regime só tende a crescer. Conforme pesquisa da Sobratt (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades), já são 12 milhões de brasileiros em trabalho remoto.

5 ferramentas para fazer a gestão do escritório de advocacia em home office

Para trabalhar em home office de um jeito eficiente, é importante contar com recursos tecnológicos que otimizem a sua rotina profissional.

Veja 5 ferramentas que vão ajudar na sua gestão jurídica!

1. InContract

Software para gestão de contratos e documentos jurídicos, o InContract ajuda em todo o ciclo de vida dos documentos. Com ele, você automatiza processos operacionais, elabora e aprova contratos com mais rapidez e pode fazer a assinatura eletrônica/digital dos arquivos.

Assim, mesmo que, por algum motivo, você esteja impedido de trabalhar fisicamente, é possível ter controle das datas de contratos e prazos de renovação, mantendo as suas documentações em dia.

2. DocuSign

Ferramenta para assinatura eletrônica, a DocuSign facilita o processo de aprovação de contratos e demais acordos. Tornando essa etapa mais ágil e prática, você ganha tempo e aumenta a sua performance para fechar ainda mais negócios.

E tudo em seu home office – sem imprimir papéis, nem mesmo ir ao cartório. Vale lembrar que a DocuSign permite a integração com outras ferramentas jurídicas, como o InContract.

3. Legalcloud

A Legalcloud é uma calculadora de prazos processuais gratuita. A ferramenta se baseia nas legislações vigentes, como o Novo CPC, o CPP e a CLT. Ela mantém atualizados ainda os calendários de dezenas de tribunais, facilitando o trabalho do advogado com a contagem.

4. WebEx

Para fazer toda a gestão do seu escritório de advocacia em home office, é importante contar com uma ferramenta que permita se conectar com a sua equipe. Com o WebEx, você pode fazer reuniões, ter conferências com clientes e discutir projetos com os colaboradores – tudo online. Assim, você continuar em trabalho remoto, mesmo quando precisa da sua equipe.

5. Basecamp

O Basecamp é outra ferramenta que promete ajudar o relacionamento entre os times. Com o aplicativo, você organiza e gerencia projetos, define calendários e prazos, compartilha arquivos, conversa em tempo real com a equipe, entre outros recursos.

E você, adota o home office na sua rotina de trabalho ou usa alguma dessas ferramentas? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com a gente os resultados da sua empresa!

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Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

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