mercado jurídico

O avanço tecnológico tem permitido não só o aumento de produtividade dos escritórios, como também uma enorme diferenciação em todo o mercado jurídico. Essa inovação tende a facilitar a rotina dos profissionais e também otimizar o atendimento ao cliente.

Durante muito tempo as planilhas foram ideais, mas hoje, podem ser muito burocráticas e prejudiciais. Por isso, substituí-las por uma solução especializada é fundamental para garantir agilidade e automação de processos.

Para você que tem dificuldades com as altas demandas em seu trabalho, prossiga com a leitura e entenda mais sobre como um software jurídico vai auxiliar no sucesso do seu negócio. Confira!

Como abandonar planilhas pode ajudar a ter sucesso no mercado jurídico? 

O mercado jurídico está vivendo a transformação digital e os profissionais estão aderindo a tecnologia em suas rotinas. 

Quando todo o controle é feito de forma manual, a equipe não consegue dar conta de gerenciar um alto volume de documentos, com seus respectivos prazos. Isso acontece porque as planilhas são menos escaláveis.

Além disso, com o aumento no número de clientes, se torna difícil lembrar de cada processo e sem o uso de um software, existe um espaço limitado para esses arquivos. Sendo assim, anotações antigas precisam ser deletadas para dar lugar às novas. Ou novos documentos precisarão ser criados. 

Tudo isso torna o trabalho burocrático e pode vir a prejudicar o atendimento ao seu constituinte. 

5 motivos para você abandonar as planilhas 

A seguir, confira os motivos para você abandonar as planilhas e ter sucesso no mercado jurídico:

1. Não possuir integrações com softwares 

O trabalho feito somente através do trabalho manual torna a integração das informações muito complicada. Isso porque surgem diferentes versões de um mesmo arquivo, pois cada usuário pode salvar uma versão própria. 

Além disso, as informações não conversam e as falhas de comunicação são mais recorrentes. Situações como essas prejudicam muito o ponto em que os processos estão e as suas atualizações por todas as partes envolvidas.

2. Falta de segurança dos dados 

As planilhas não são confiáveis e a falta de segurança dos dados é um ponto-chave. Caso alguém acesse o computador em que ela está, terá imediatamente acesso a registros que podem ser críticos e confidenciais. 

3. Dificuldade de localização e gestão dos documentos 

Grandes escritórios, que possuem muitos clientes e processos, podem ter grande dificuldade de localizar as informações que precisam para seu trabalho. Bem como a gestão desses documentos se torna muito mais burocrática, fazendo com que os colaboradores percam tempo hábil na procura deles. 

4. Não possuir relatórios 

As planilhas servem basicamente para registrar arquivos. Além disso, suas funções são limitadas, não havendo relatórios automáticos sobre os casos. 

Além de precisar de um conhecimento prévio de fórmulas matemáticas, elas impedem que as análises de dados sejam feitas de maneira aprofundada com todas as informações necessárias. 

Nesse caso, tudo deve ser inserido manualmente. Isso demanda muito tempo dos colaboradores, necessitando de pesquisas e busca de registros. 

5. Falta de alertas e priorização de demandas

Por fim, as planilhas são incapazes de alertar sobre prazos que estão para vencer e processos que precisam de prioridade. Desse modo, dificultam a produtividade da equipe.

O que utilizar no lugar das planilhas? 

Agora que entendemos quais as desvantagens de utilizar planilhas no trabalho, fica mais claro entender quais os pontos necessários para crescer no mercado jurídico. É possível utilizar um software que faça toda a gestão dos documentos

Eles são capazes de lidar com um grande volume de arquivos com agilidade e eficiência por conta dos seus fluxos configuráveis. Além disso, contam com segurança da informação e são super fáceis de serem usados. 

Com as planilhas é difícil registrar todos os processos, bem como organizá-los de maneira a encontrar os registros rapidamente. Contudo, através do software jurídico a facilidade é implementada no seu escritório.

O sistema oferece um histórico completo e mantém as partes envolvidas no fluxo informadas sobre os seus andamentos automaticamente. Bem como cria e emite relatórios com precisão e agilidade. Tudo de forma totalmente automatizada, sem precisar que um colaborador perca tempo hábil e aumentando a sua produtividade

Nos dias de hoje, existem soluções para vários tipos de demanda. Portanto, o ideal é analisar bem qual a sua necessidade na hora de contratar um software jurídico. 

Gostou de conhecer mais sobre o mercado jurídico? Aproveite para acompanhar agora os materiais produzidos pelo InContract. 

logo incontract

Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

Conteúdos Gratuitos

Siga-nos

Email: contato@incontract.com.br
Nossos telefones:

SC +55 (47) 3036-7700
SP +55 (11) 4118-2300