segurança da informação

A segurança da informação representa um conjunto de medidas e ações que visam garantir a proteção de determinado conjunto de dados. O seu principal objetivo é preservar o valor que essas informações têm para uma empresa.

Quando o conceito é bem aplicado, é possível evitar ciberataques, erros humanos e até falhas tecnológicas. Assim, preserva-se a integridade dos dados, que são cada vez mais decisivos no mercado moderno.

Para que você saiba como utilizar a segurança da informação e garantir mais proteção em sua organização, descubra a seguir quais são os pilares que guiam o conceito, sua importância e melhores meios de aprimorá-lo!

Quais são os pilares e princípios da segurança da informação?

O conceito de segurança da informação torna-se mais claro quando compreendemos os pilares e princípios que o regem. São eles:

1.   Confidencialidade

A confidencialidade diz respeito à privacidade das informações de determinado negócio. É ela que guia as ações e cuidados adotados para garantir que dados críticos e confidenciais não sejam roubados dos sistemas de gestão.

2.   Integridade

A integridade se refere à preservação dos dados. Para que as informações realmente sejam úteis para uma empresa, elas precisam ser confiáveis, precisas e consistentes.

Dessa maneira, a integridade na segurança da informação visa que os dados sejam armazenados da mesma maneira que foram criados, sem interferências que os danifiquem ou os comprometam.

3.   Disponibilidade

Não adiantaria ter dados íntegros e devidamente protegidos se os interessados não tiverem acesso a eles.

Por isso, a disponibilidade visa a acessibilidade das informações e sistemas do negócio. Ela determina se os dados podem ser consultados a qualquer momento pelos membros da organização autorizados.

4.   Autenticidade

Por fim, para que os dados não sofram com fraudes, a segurança da informação também visa a garantia de autenticidade do que é armazenado.

Ao implementar ações de segurança em sua organização, jamais ignore esses quatro pilares. São eles que garantem sucesso na proteção dos dados, para que você tenha uma base de informações confidencial, íntegra, disponível e autêntica!

Qual é a importância da segurança da informação?

Os dados são cada vez mais importantes para as empresas e graças ao avanço da tecnologia, boa parte dos processos empresariais passaram a depender de recursos eletrônicos. Isso fez com que as informações armazenadas se tornassem decisivas para as estratégias das organizações.

Muitos são os dados utilizados pelos negócios que precisam ser protegidos, como:

  • Estudos de mercado,
  • Levantamentos sobre a concorrência, 
  • Informações sigilosas de clientes e parceiros,
  • Informações comerciais e estratégicas do negócio,
  • Pesquisas para desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Os cibercriminosos, reconhecendo o valor dessas informações, realizam invasões para vendê-las, comprometendo os diferenciais competitivos que elas fornecem.

Para se ter uma ideia, o Brasil é um dos países que mais sofrem ciberataques no mundo. Durante a pandemia, os ataques cresceram – e nosso país foi alvo de 60% dos ataques de hackers em toda a América Latina.

Como muitas empresas aceleraram sua migração para os meios virtuais, a segurança da informação se tornou um cuidado ainda mais necessário, especialmente em tempos de crise.

Em poucas palavras, ao prezar pela segurança dos dados, sua empresa evita:

  1. Invasões em seus sistemas;
  2. Roubos;
  3. Fraudes;
  4. Vazamentos de informações;
  5. Inconformidades.

Como se não bastasse, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais também confere responsabilidade legal para a segurança da informação, estabelecendo parâmetros para coleta, armazenamento e tratamento dos dados. Sendo assim, aderir ao conceito também é garantir mais segurança jurídica.

Como aprimorar a segurança da informação e reforçar a integridade de infraestrutura?

Eventuais falhas presentes nos sistemas ou plataformas de gerenciamento das empresas são a porta de entrada perfeita para os ataques de hackers.

Para evitar esse problema, é indispensável que a empresa fornecedora do software faça novas atualizações constantemente, a fim de corrigir as inconformidades que possibilitam essas brechas.

Os gestores de TI também desempenham um papel fundamental nesse sentido. São eles que devem avaliar a segurança dos sistemas, determinar se ações corretivas são necessárias e promover as atualizações regularmente.

Seria impossível falar sobre dados sigilosos sem também tratar sobre a gestão de documentos. É normal que uma empresa produza um grande volume de documentação, e as informações contidas nele também são cruciais.

A gestão de documentos aplicada à segurança da informação serve justamente para garantir que os registros não sejam acessados por pessoas erradas ou mal intencionadas.

Com esse tipo de controle, mais que a segurança das informações, é possível garantir mais conformidade com as exigências legais, controle total do acesso aos dados documentais, além de uma melhor gestão de seus prazos.

O uso de softwares de gerenciamento também é imprescindível nesse ponto, já que eles promovem a gestão online de documentos. Nesse sentido, a relevância do envolvimento dos profissionais de TI é mais uma vez destacada, já que a documentação de um negócio é extremamente valiosa – e boas soluções tecnológicas para seu gerenciamento dependem de uma avaliação minuciosa e monitoramento contínuo.

Outro ponto fundamental é observar se o seu fornecedor é realmente comprometido com a segurança da informação e oferece soluções alinhadas aos seus princípios.

Ao utilizar plataformas fornecidas por empresas sérias, e garantir que as mesmas tenham alinhamento com os pilares de segurança, certamente seu negócio poderá explorar todo o poder dos dados sem preocupar-se com pessoas mal intencionadas!

E você, também quer as vantagens da segurança da informação na sua empresa? Então acompanhe tudo sobre o tema com quem é referência no assunto: assine nossa newsletter e acompanhe os artigos exclusivos do InContract.

Leave a Comment

logo incontract

Software de gestão de contratos e documentos, desenvolvido para facilitar o dia a dia nas empresas.

Conteúdos Gratuitos

Siga-nos

Email: contato@incontract.com.br
Nossos telefones:

SC +55 (47) 3036-7700
SP +55 (11) 4118-2300