transformação digital

Com a evolução do mercado e a crescente expansão da tecnologia, cada vez mais novas formas de trabalho têm surgido, focando em estratégias e soluções que aceleram a transformação digital.

Com isso, os consumidores têm mudado também sua forma de enxergar produtos e serviços, trazendo outra visão para as negociações nos ambientes digitais, caracterizando assim uma mudança na mentalidade das empresas.

Sendo assim, a empresa TD traz alguns dados significativos sobre o cenário global, como:

  • 82% das organizações digitais estão investindo em tecnologias com o objetivo de redefinir os negócios e a interações com os seus clientes;
  • 97% das empresas relataram ganhos depois de implementarem um processo de transformação digital.

Prepare sua empresa para a transformação digital

Para as empresas que ainda estão nesse processo de adaptação, o principal ponto é estar atento aos dados, que atualmente são um dos ativos mais importantes e estratégicos para a sobrevivência de um negócio.

Com isso, mais do que administrá-los e monitorá-los, é necessário extrair inteligência dessas informações, levando em consideração os 4 fatores essenciais para a transformação digital: pessoas, processos, tecnologia e local de trabalho. Veja a seguir:

Experiência do cliente

A transformação digital contribui para o negócio como um diferencial na experiência do cliente, permitindo segmentar o público com mais eficiência, criando soluções personalizadas e direcionadas.

Além disso, dados sobre o que as pessoas estão falando da sua empresa podem ser observados com o monitoramento das redes, colhendo feedbacks importantes que ajudam a focar na melhoria constante.

Processos definidos e organizados

Outra questão é que a transformação digital possibilita a otimização das demandas internas, direcionando os esforços para o que realmente traz valor ao negócio, o que muitas vezes acontece pela automatização dos processos.

Com tarefas mais simples e ferramentas de gestão, é possível acompanhar o andamento dos projetos e otimizar a comunicação entre as equipes, trazendo mais produtividade e redução de gastos desnecessários.

Conectividade e atendimento “real time”

O terceiro fator é que a transformação digital exige um bom planejamento, principalmente para implementar ferramentas capazes de fazer integrações, aproximar os clientes ou mesmo melhorar os processos internos.

Transformar os processos offline em digitais requer uma infraestrutura que envolve softwares, equipamentos, ferramentas e, é claro, armazenamento em nuvem. Muitas vezes, contratar um serviço especializado pode ser a melhor opção.

Mudança de mentalidade do time 

É preciso também prestar muita atenção à cultura organizacional, pois mais do que estar presente nas redes e adotar novas tecnologias, é necessário capacitar as equipes de gestão e todos os profissionais envolvidos.

Para que todos estejam em sintonia, é essencial identificar os pontos a serem melhorados ao mesmo tempo em que existem esforços para que todo o time foque na resolução de problemas e que as mudanças não as impactem negativamente.

Como implantar a transformação digital?

Diante dos 4 fatores que devem ser seguidos e são essenciais para o processo de transformação digital, acompanhe agora dicas de adaptação à essa realidade para garantir bons resultados:

1. Automatizar os processos

Estamos em uma realidade orientada por dados, devido a isso, a transformação digital exige processos automatizados para acessar uma infinidade de informações não estruturadas, que necessitam de ferramentas de análise.

O Big Data, por exemplo, é uma tecnologia que armazena grande quantidade de dados e, com isso, ajuda a prever e descobrir padrões de comportamento dos usuários e também da própria organização. Para isso, é preciso automatizar os processos para que se alinhem aos objetivos do negócio.

2. Ferramentas

Para automatizar os processos, é claro, torna-se necessário contar com ferramentas que facilitem o trabalho das equipes, como um sistema de CRM, por exemplo, que ajuda a capturar dados e individualizar o relacionamento entre marcas e consumidores.

Outra importante ferramenta é um software que automatize a gestão de contratos e documentos. Com apoio de uma solução desse tipo, a empresa tem muito mais autonomia para trabalhar em diferentes locais, seguindo fluxos de processos, sem se preocupar com extravio de documentos.

3. B.I. e análise de dados

Outro ponto importante é que tudo precisa estar caminhando no mesmo ritmo, para que o cliente não espere demais por uma resposta.

Investindo em Business Intelligence e em análise de dados, é possível acompanhar em tempo real o que está funcionando ou não, o que possibilita ajustes em qualquer etapa da jornada, reduzindo tempo, gastos e aumentando a satisfação dos clientes.

4. Inteligência artificial e chatbots

Por fim, a transformação digital também trouxe aplicações que promovem mais autonomia ao negócio, como mecanismos de inteligência artificial, que conseguem lidar com grandes volumes de informações.

Os chatbots, por sua vez, utilizam uma linguagem amigável capaz de interagir com o usuário, reconhecendo dados, documentos e outras informações dos clientes.

Com isso, conseguem fazer conexões entre a conversa e o banco de dados da empresa, o que muitas vezes pode resolver problemas sem precisar de uma pessoa para atender às solicitações dos consumidores.

Quanto à sua empresa, em qual etapa ela se encontra rumo à transformação digital? Se quiser conhecer sobre outras ferramentas que otimizam o trabalho remoto leia também nosso artigo, clicando neste link.

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