valuation

A competitividade é um desafio crescente e, por isso, as ações das empresas devem ser analisadas estrategicamente. É nesse contexto que entra em cena o termo Valuation, que significa avaliação ou, em uma tradução livre, avaliação de empresas. 

Afinal, um empreendedor precisa conhecer o quanto vale sua empresa e analisar quando uma compra ou venda é um bom negócio. Dessa forma é possível realizar investimentos mais sólidos e certeiros.

Para entender o significado de Valuation e como calculá-lo, além de descobrir qual sua importância e benefícios para as empresas, continue lendo este artigo!

O que é Valuation? 

O Valuation consiste em uma metodologia que utiliza diversos fatores para estimar o valor real de uma empresa. Com base no seu resultado, é possível entender se a compra de uma ação é viável ou não.

O intuito dessa métrica é entender qual seria o preço justo e o retorno do investimento. Entretanto, é preciso levar em conta que o resultado estima diversos fatores e avalia acontecimentos futuros e, por isso, pode ser abalado por imprevistos.

Por isso, é uma metodologia muito útil para avaliar a viabilidade de uma ação, mas para se ter maior exatidão, deve ser utilizada em conjunto com outras métricas, como o ROI por exemplo.

Importância do cálculo para a empresa

Entender o significado de Valuation e saber calcular o valor da sua empresa tem grande importância para compreender onde ela se posiciona no mercado. Além disso, é fundamental para relatórios fiscais, podendo ser utilizado para fins legais e tributários.

Com ele, é possível controlar algumas informações muito importantes, como:

  • Gestão de carteira;
  • Aquisição de novas empresas;
  • Finanças;

Valor, custo e preço

Para compreender a importância do cálculo de Valuation, é necessário entender a diferença de 3 fatores. São eles: valor, custo e preço.

  • Valor: determinado pelo ponto de vista do usuário, é a utilidade e qualidade, atribuída a um produto ou serviço;
  • Custo: valor monetário necessário para se efetuar um processo de fabricação;
  • Preço: é o que se paga pelos produtos ou serviços que adquirimos.

Benefícios do valuation

Como vimos até aqui, calcular o valuation possui vários benefícios, veja mais detalhadamente:

Identificação de valor

A métrica possibilita a identificação dos pontos fortes da empresa, que a diferenciam do mercado. Além de também localizar oportunidades de melhorias, auxiliando na criação de estratégias para enfrentar desafios.

Entender aspectos de decaída de valores

Utilizando o cálculo Valuation, é possível identificar os riscos do possível investimento, tendo como referência a bolsa de valores.

Melhores Investimentos

Avaliar os impactos dos investimentos e fazer ações planejadas é muito mais fácil, pois você conhece melhor o seu negócio, o que permite tomar decisões mais assertivas.

Crescimento da empresa

Existe mais conhecimento sobre o potencial de ganho do negócio e consequentemente melhor acompanhamento dessa capacidade, conforme ela muda com o mercado.

Como calcular o valuation?

Existem vários métodos que podem ser utilizados para calcular essa metodologia, entre eles, podemos listar:

Método de fluxo de caixa descontado (DCF)

O método DCF é o mais utilizado e utiliza como base projeções de fluxos de caixa futuros. Para isso, ele utiliza 3 etapas:

  1. Considera as projeções de fluxos de caixa estimadas, conforme o investimento que está sendo analisado e por determinado período de tempo;
  2. Seleciona uma taxa de desconto, que pode usar como referência o risco da empresa, o custo de financiamento do investimento ou o custo de oportunidade representado por investimentos alternativos;
  3. Desconta os fluxos de caixa previstos de volta aos dias atuais.

Para utilizar o método DCF é preciso ter cuidado ao realizar as estimativas de fluxos de caixa e ter um olhar realista. Isso porque deve ser levado em consideração que o mercado está em constantes mudanças e que uma série de fatores pode impactar no resultado: a demanda do mercado, o status da economia, tecnologia, concorrência e ameaças ou oportunidades imprevistas.

Cotação de mercado

Este tipo de cálculo é mais simples e rápido. Para utilizá-lo é preciso multiplicar o número total de ações em circulação no negócio pelo preço de mercado de uma ação na atualidade. 

Exemplo: 10 mil ações vendidas X R$1000,00 por ação = Valuation de R$10 milhões

Diante desse resultado, podemos estimar que empresas com resultados de 10 bilhões ou mais são consideradas empresas de grande cotação. As que ficam entre 2 bilhões e 10 bilhões de dólares são empresas de cotação média

Já as com menor valor são classificadas como empresas de pequena cotação, e geralmente, são consideradas de alto risco.

Valor contábil

Esse resultado é o patrimônio líquido do negócio e é obtido calculando os ativos intangíveis do negócio, como patentes, propriedade intelectual e fundo de comércio. O cálculo serve para compreender o valor total dos ativos da empresa, ou seja, quanto os acionistas receberiam se a empresa fosse liquidada.

Também serve para as finanças pessoais, pois é o preço pago por um título ou dívida. No entanto, o valor contábil também pode sofrer alterações de acordo com as mudanças no mercado.

Valor de Liquidação

O valor de liquidação é o caixa líquido que será recebido caso a empresa venha a liquidar seus ativos e pague seus passivos na data atual. Contando imóveis, maquinário, instalações e estoque, sem considerar os ativos intangíveis. Exemplo:

Passivo da empresa: R$600 mil

Valor contábil dos ativos (com base no balanço patrimonial): R$1 milhão

Valor da venda dos ativos (estimado): R$700 mil

O cálculo deve ser feito da seguinte forma: R$700.000 – R$600.000 = R$100 mil

Agora você conhece um pouco sobre o Valuation e já pode colocar a metodologia em prática no seu negócio. Fique por dentro das tendências e busque conhecer novas soluções e investimentos que agregam valor à sua rotina.Aproveite para baixar nosso ebook gratuito: Transformação digital: guia para evoluir o seu departamento jurídico

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